• Contato leitores

15 de abril, dia do desenhista!E por que devemos nos importar com isso.

Esse bad ass mais-que-gênio da pintura, Leonardo da Vinci, nasceu no dia 15 de Abril de 1452 em Anchiano, na Itália, é é por isso que hoje comemora-se o dia do desenhista. "O homem vitruviano", a "Mona Lisa" e "Última Céia", são algumas das célebres obras desse verdadeiro polímata.



Como falar de Leonardo senão em um “universo infinito”?

Como não retornar ao gênio de infinitas formas?

Leonardo, por todas as razões ainda um figura lendária, foi um monstro da renascença e um dos maiores artistas de todos os tempos, basta lembrar os mais de 100 mil desenhos que nos assombram para onde quer que se vá. Há quem afirme que a Da Vinci, Leozinho por aqui, cabe ainda a honra de ser, sem qualquer injustiça e de muitas maneiras, um dos pais da ciência moderna. A ciência com a visão do artista, não esqueçamos.

Esse omo sanza lettere, um “homem sem instrução”, como se descreveu certa vez, tinha consigo o entusiasmo inabalável de nos revelar descobertas e criações como quase ninguém: da dissecção em anatomia aos helicópteros e submarinos, da Virgem das rochas ao Homem Vitruviano e Mona Lisa, tudo era possível, tudo parecia realizável. Tudo nosso...

Nós na Guará gostamos de pensar em Leonardo como um de nossos guardiões, um amuleto de criação que se carrega com afeto em busca de inspiração, astúcia e sensibilidade. O Universo Guará toma sua orientação para a busca e a intuição de que tudo está interligado, as curiosidades, os interesses, as obras, o amor.

Salve, Leonardo!


La belle Ferronière (1490-1495)

Mona Lisa (1503)

Salvador Mundi (1490-1500)

O Homem Vitruviano (1490)

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo