ESPETACULARE MENEGHETTI

"Quem rouba pouco é ladrone, quem rouba muito é barone"

ARTISTAS

Roteiro • Kash Fyre

Arte • Kash Fyre

HISTÓRIA

Este projeto de história em quadrinho é contemplato pelo edital PROAC.

Espetaculare Meneghetti é uma graphic novel com sotaque italiano.

Na década de 1920, "gatuno dos telhados" ou "homem dos pés de mola" eram alguns dos nomes recebidos por aquele que foi o herói das classes trabalhadoras e o terror  da burguesia na Belle Époque paulistana.

Um símbolo da luta contra a desigualdade social, foi protagonista de feitos épicos na calada da noite, encenando escapadas dignas de deixar Houdini no chinelo, chegando a mobilizar toda a força policial de São Paulo para sua captura.  Na prisão, seus gritos de "io sono un uomo!" ("eu sou um homem!") ecoavam pelo tempo, delatando as torturas sofridas em mais de 40 anos atrás das grades. 

Este  homem, tão pouco conhecido nos dias de hoje, foi mais justo que Robin Hood e mais audaz que Arsène Lupin., isso porque ele foi real: foi Meneghetii.

PERSONAGENS

gino.png

GINO MENEGHETTI

Meneghetti é um nome que já foi muito famoso mas que hoje caiu no esquecimento. Era conhecido como o “bom ladrão”. Em uma São Paulo que ficou para trás, Gino Amleto Meneguetti era quase um Robin Hood. Roubava da dita nata da sociedade paulista e ficava com os lucros das suas incursões noturnas pelas mansões e palacetes da “terra da garoa”.

CONCHETTA TOVANI

Conchetta foi a primeira e única mulher que roubara o coração do famoso ladrão. Apesar de sua família ser contra o relacionamento, ela se apaixonou por Gino e fugiu para casar-se com ele. Foi fiel ao seu marido até o final, recusando-se a falar com a polícia.

drdomingos.png

DR. DOMINGOS

Dr. Domingos era delegado na cidade de São Paulo. Em fúria após as escapadas de Meneghetti de sua delegacia, ficou encarregado de prender Gino. Ele perseguiu o gatuno  até o dia de sua morte. 

LIMA

Lima era um subdelegado que fazia parte da equipe de Dr. Domingos. Por ser apaixonado por Conchetta, seu desgosto por Meneghetti era maior do que de outros policiais. Foi um homem determinado, porém desprezível,  recorrendo a ações ilegais e imorais para conseguir o que queria.

conchetta.png
lima.png

“Foi há muito tempo, quando io era só um ragazzo recém-chegado nessa terra qui a garoa fazia quaiscalingudum quando caía."

Meneghettii.png